domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Família Echeveria

     "Echeveria é um gênero, pertencente a família Crassulacea (Crassus gordo/grosso), suas folhas e caules são carnudos e seus tecidos suculentos funcionam como um mecanismo de armazenamento de água, a evaporação também e reduzida pela cera ou micro pelos que envolvem as folhas das suculentas, aliás, suas folhas tem a função espetacular de propagação de novas plantas que surgem da base foliar, primeiramente com o despontamento das raízes e por fim um brotamento em mini roseta igual a planta mãe, que dará origem a um novo exemplar".


A partir daí uma inúmera combinação de espécies.

3 comentários:

  1. Tenho reproduzido echeverias com extrema facilidade por este método da folha-mãe. Mas uma espécie está me dando um baile. Já usei hormônio, resfriamento, descanso sem luz, afogamento, etc... Minha criatividade ainda não a fez revelar seu segredo. Já teve alguma espécie ranzinza assim? conseguiu dominá-la? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom dia, sempre tem algumas que são "chatinhas" pra reprodução pela folha-mãe, algumas até despontam as primeiras raízes e logo param o desenvolvimento. Eu não sou muito insistente não, quando não vai eu deixo pra lá, reproduzo apenas por estacas. Qual é a espécie que está te dando trabalho, você sabe?

      Excluir
  2. Acho que é a elegans... Mas percebi que ela está repleta de mudinhas no seu caule sob as folhas. Talvez ela esteja querendo me mostrar a melhor maneira. Obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.